MONDO BIZARRO: 4º Edição: Itens Mágicos

quinta-feira, janeiro 24, 2008

4º Edição: Itens Mágicos


Saiu ontem, no site da Wizards, na coluna Design & Development, uma materia muito interessante sobre os papeis dos Itens Mágicos na 4th Edition.
Eu traduzi livremente a materia, e posto aqui para vocês:

Um de nossos trunfos na 4º Edição está em reduzir a necessidade dos personagens em itens mágicos.
A mais importante dessa parte está envolvida em remover uma grande quantidade de itens mágicos que eram essenciais para deixar seu personagem REALMENTE efetivo, Como itens que aprimoravam as habilidades, amuletos de armadura natural e coisas do tipo.

Nós também sabíamos que esses itens não eram tão excitantes como itens mágicos deveriam ser, pois os personagens dependiam muito deles para se sentir “adequados” nos níveis altos e equivalentes.

Nós queremos que o personagem se sinta poderoso com seus próprios poderes, e não com seus itens.

Itens serão divididos por Slots, muito parecido como eram em D&D 3.5 (uma analisada no Magic Item Compendium poderá esclarecer mais sobre esse ponto).

Assim como antes, você só poderá utilizar um item em cada Slot. O numero de Slots também foi reduzido (combinando com Slots que são mais similares), para deixar os itens mais manipuláveis e fáceis de lembrar.

Você ainda terá uma tonelada de escolhas para itens neste jogo, e continuará usando muitos Slots simultaneamente, como nossos Playtesters relataram, para que muita informação não seja sobrecarregada nesse novo sistema e você ainda se identifique com ele, assim como era na 3.5.

Slots Primários:

Nós preservamos um numero de itens que possuem os tradicionais “Aprimoramentos”. Esses são itens que nós esperamos que todos considerem, e que possam realmente representar a essência por trás do jogo. Se você está no 9º Nível, nos esperamos que você tenha pelo menos uma Armadura +2, e os desafios durante o jogo estejam balanceados de acordo com isso. Estes são os Slots primários de itens:

Arma / Implemento: Se você estiver balançando uma maça ou descarregando um cajado mágico, você terá um item que aprimora seu ataque e dano.

Essas armas também melhorarão seu dado de critico (o dado extra que você irá rolar quando consegue um critico, veja mais no artigo Design & Development, “Critical Hits).

Resumidamente, isso será chamado de Slots de Itens, mas não quer dizer que você não poderá utilizar mais de uma arma, ou faríamos o ranger chorar. Os equivalentes a 3.5: Armas, Símbolos Sagrados, Cajados, Varinhas e Bastões.

Armadura: Esta categoria, agora inclui o peitoral da armadura, então, o robe do Mago também será uma “Armadura Mágica” como o resto dos aventureiros, Armaduras mágicas adicionaram bônus para a sua classe de armadura. Os equivalentes na 3.5: Corpo e Tronco (Torso).

Pescoço: Um item no Slot do pescoço aumenta sua Fortitude, Reflexos e Vontade, melhorando essas resistências. Os mais comuns desses serão amuletos e capas.

Slots Secunários

Esses itens não possuem bônus de aprimoramento. Eles são essencialmente opcionais. Você poderá se aventurar sem nenhum problema se não utilizar itens nos seus Slots secundários, sem ficar Underpower em relação aos outros. Isto te deixará “legal” por não se preocupar em carregar itens nos seus Slots Secundários.

Braços: Há uma boa quantidade de itens que podem ser fixados nos braços, como braçadeiras, braceletes, escudos, etc. Você irá especular que escudos não mais terão bônus de aprimoramento, porém, escudos terão efeitos defensivos especiais, como os braceletes, que serão mais ofensivos. Os equivalentes na 3.5 são Braçadeiras e Escudos.

Pés: Focados na mobilidade e movimentos especiais, você se surpreenderá quando der uma olhada nas botas mágicas, sandálias, tornozeleiras, etc. O equivalente na 3.5: Pés.

Mãos: Itens menores que poderão ser segurados ou fixados nas mãos entram nessa categoria. Incluindo Manoplas e Luvas. Eles irão ajudá-los nos ataques ou na manipulação fina da destreza. O Equivalente a 3.5: Mãos

Cabeça: Esses itens irão aumentar suas habilidades mentais ou aprimorar seus sentidos. Elmos, Tiaras e óculos estarão inclusos nessa categoria. Outra subcategoria importante inclui orbs como as pedras iônicas. Se você ver alguém com uma orb, é bem provável que estará encontrando com um personagem épico. Os Equivalentes a 3.5: Cabeça, Rosto.

Anéis: Esse Slot mudou um pouco. Um personagem iniciante não é tão poderoso quanto o poder de um anel. Você só conseguirá usar um anel quando estiver no modo paragorn (11º Nível ou maior), e dois anéis quando estiver no modo épico (21º Nível ou maior). E antes que você comece a perguntar porque Frodo conseguia usar o Um anel sem ser épico, lembre-se: o Um Anel era um ARTEFATO, não um item mágico que poderia ser criado por qualquer mago mais antigo. ARTEFATOS seguem suas próprias regras. Os equivalentes na 3.5: Anéis

Bem, só posso dizer que, estou ansioso pela nova edição, e que essa noticia dos itens mágicos me deixou ainda mais animado!
Finalmente, itens mágicos serão itens mágicos!

e claro, não esqueçam de baixar meu cenário para D&D, cliquem no botão!
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Aqui tem uma versão para Download, o arquivo tem 10mb.
Dentro dele tem 2 arquivos, um com imagens e outro sem imagens, ambos bem leves e proprios para impressão!
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E vejam a rezenha do cenário aqui!

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